Você conhece Núbia, a irmã negra da Mulher-Maravilha?

Infelizmente em pleno século 21 ainda temos presenciado constantes manifestações medonhas de racismo e preconceitos completamente inexplicáveis como por exemplo a liminar ridícula que autoriza psicólogos de todo o país a tratarem pacientes homossexuais que busquem ajuda para fazer a terapia de “reorientação sexual”,  e olha que a Organização Mundial da Saúde (OMS) deixou de considerar a homossexualidade doença desde 1990, ou seja, há quase 30. É uma verdadeira estupidez!

Em relação ao racismo de raças e em especial aos negros, a situação é praticamente a mesma, inclusive na cultura pop e no que envolve heróis e heroínas. Temos muitos negros e negras no cinema, sim temos, mas num geral homens, Morgan Freeman, Denzel Washington e Will Smith são exemplos de atores bem sucedidos e que já protagonizaram uma porrada de filmes, sempre sendo destacados e muito bem valorizados, especialmente financeiramente. Agora pergunto? Quantas mulheres negras protagonizaram grandes personagens, quantas foram absoluto destaque e quantas receberam cachês justos, quantas você lembra de cabeça agora?

Haja quem luta pelos direitos das mulheres como a atriz Meryl Streep que enviou uma carta ao Congresso americano sobre a Emenda de Direitos Iguais, fazendo uma proposta de revisão da Constituição dos Estados Unidos visando garantir a igualdade de direitos para as mulheres. 21 séculos, e isso é realmente necessário? O ser humana ainda está numa posição de acreditar que evolução é encontrar um novo planeta ou até mesmo ter o mais moderno equipamento eletrônico de todos os tempos, e tem esquecido de evoluir em comunidade.

Visto todo esse desabafo, este post tem por finalidade mostrar que as mulheres, e negras, também tem o seu papel em diversas áreas incluindo as artes e podem sim ter um papel de destaque, mesmo que isso ainda não tenha acontecido coma Núbia, por exemplo, a irmão negra da Mulher-Maravilha.

Embora ao longo do tempo ela não tenha sido destacada, Núbia apareceu pela primeira vez em 1973, e assim como Diana, ela foi criada pela rainha Hipólita através do barro, enquanto Diana foi feita a partir de um barro mais claro, Núbia foi feita com um barro mais escuro. Ambas possuem o mesmo poder, porém, Núbia fora raptada por Ares logo quando nasceu, aprendendo assim técnicas mais agressivas de luta.

Núbia nunca foi bem aproveitada nas histórias em quadrinhos e muito menos em desenhos animados e filmes, mas sua importância é extremamente relevante. Nesta retomada da DC com os lançamentos de tantos filmes e em especial “Mulher-Maravilha 2” que chega aos cinemas em 13 de dezembro de 2019 e tem a direção de uma mulher, a diretora Patty Jenkins, seria uma grande oportunidade de trazer Núbia para as telonas, mostrar esta história multiverso e introduzir a personagem para quem sabe ganhar um poderoso e importante filme solo.

O ilustrador Marcus Williams criou uma imagem incrível de Núbia ao lado de Diana numa versão 2017. No site dele você encontra camisetas como esta abaixo para comprar, simplesmente incrível.

 

Cleber Almeida
Siga

Cleber Almeida

Formado em publicidade, produção audiovisual e locução, Cleber Almeida é apaixonado por música, filmes e fotografia. É o fundador do site eVÍDEOCLIPE, da produtora NaMosca Produções e também e fundador da Rádio Social Plus Brasil.
Cleber Almeida
Siga

Cleber Almeida

Formado em publicidade, produção audiovisual e locução, Cleber Almeida é apaixonado por música, filmes e fotografia. É o fundador do site eVÍDEOCLIPE, da produtora NaMosca Produções e também e fundador da Rádio Social Plus Brasil.

Comente tudo sobre filmes, séries, animes e games

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM